A Reeducação Postural Global(R.P.G)

Compartilhar

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (R.P.G)

A evolução humana teve sempre o mesmo objetivo, a subsistência!

 Nos primórdios da humanidade o homem se alimentava de frutos de arvores baixas e de ervas rasteiras, sua postura era mais encurvava por que encontrava o alimento no nível abaixo da sua estatura; mais tarde o alimento era encontrado em arvores mais altas, havia necessidade de esticar o corpo para apanhar o alimento, as curvas da coluna começaram a retificar-se, veio a descoberta do fogo e o hábito de caçar, os membros começaram a ganhar velocidade para correr atrás da caça. Sempre atrás da comida de cada dia. Hoje em dia as nossas necessidades se diversificaram e aprimoramos nosso trabalho para conseguir a subsistência, porém a nossa postura não seguiu a mesma evolução, diariamente nos recluímos à postura sentada, e toda amplitude de movimento que conseguimos muitas vezes se reduz aos movimentos dos olhos para ver a tela e os movimentos para digitar o teclado do computador ou do celular.

A nossa respiração nossa caixa torácica outrora ampla, fica restrita e nossa respiração muitas vezes não aproveita nem 1/3 da sua capacidade de ventilar. Ao final do dia os discos da nossa coluna estão comprimidos, desidratados, nossa respiração pobre, não oxigena direito o nosso sangue, alterando a circulação cerebral e das vísceras. Aos poucos ficamos cansados, ansiosos, doentes.

A REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (R.P. G), é um método de terapia manual especifico aplicado por fisioterapeutas, criado pelo Fisioterapeuta Francês DR. Philippe Souchard.A R.P.G, restaura o equilíbrio do corpo, através de posturas especificas, respiração e exercícios.

Reeduca a postura, restaura o equilíbrio musculoesquelético e auxilia na ventilação do pulmão, na circulação corporal e no correto posicionamento das vísceras

Este método é excelente para escolioses, hernias de discos, problemas da coluna, disfunção da Articulação Temporo Mandibular, Pós cirúrgico de Tórax e Abdômen e outras patologias que causem desestruturações na postura e no equilíbrio do corpo.

Fisioterapeutas RPGISTAS da Clínica LONGEVITÀ:

  • Rita de Cássia Munhoz – CREFITO -13.495-F
  • Gabrielly Borato Berbecka- CREFITO -239.240-F

PILATES

… me sinto alongado!

… parece que foi tudo pro lugar!

…não tenho mais dor nas costas!

Estes são alguns dos relatos que costumamos ouvir das pessoas após as sessões de Pilates.

O que tem de tão especial no método Pilates? A origem do método pode nos explicar todos os seus benefícios.

No início do século passado um alemão, teve uma infância muito doentia e seu corpo franzino, fazia o ficar isolado na adolescência. Resolveu mudar esta situação. Estudou ciências naturais, fisiologia do movimento, anatomia, começou a praticar artes marciais, esqui, enfim a se dedicar a tudo que pudesse melhorar a sua saúde e sua imagem corporal.

Ainda jovem foi trabalhar como enfermeiro no exército alemão, ensinava exercícios a todos os pacientes internados e logo percebeu como os pacientes de sua ala se recuperavam mais rápido que das outras. Colocou molas nas camas, cabos de vassoura e assim iniciou o desenvolvimento do método Pilates e dos aparelhos para a pratica dos seus exercícios.

Saiu do exército e mais tarde, junto com a sua esposa aprimorou o método, treinando e adaptando para os policiais da Scotland Yard, atores e bailarinos.

POR QUE O PILATES FAZ TANTO SUCESSO? Por causa dos seus princípios!

Das artes marciais o Pilates trouxe a CONCENTRAÇÃO e a RESPIRAÇÃO;

Da ginástica natural, do estudo do corpo humano, trouxe o CENTRAMENTO, POWER-HOUSE (CASA DE FORÇA), que é o fortalecimento dos músculos que estabilizam o centro de gravidade do corpo.

A dança e o esqui, trouxeram para o PILATES, a PRECISÃO e a FLUIDEZ dos movimentos.

Os Fisioterapeutas Pilatólogos da CLINICA LONGEVITÀ são

  • André Lucas Ziemmer CREFITO 256797-F
  • Marcela Alves Lúcio CREFITO 165363-F
  • Larissa Correa dos Santos -CREFITO-261391-F
  • Caroline Mann Pereira-CREFITO 63.986-F

Veja mais

Hora de mudar a sua vida

Entre em contato agora mesmo, e agende a sua consulta.

Fisioterapia Geral

A Fisioterapia é uma ciência que ajuda a restaurar o movimento normal e a função dos músculos, articulações e outras estruturas dos tecidos moles, após lesão, doença ou incapacidade. Com o objetivo de manter, desenvolver ou reabilitar movimentos de órgãos ou sistemas do corpo, a fisioterapia geral aparece como um tratamento importante para nossa saúde e bem-estar.

O fisioterapeuta atua no tratamento e prevenção de lesões e doenças decorrentes de fraturas má formação ou vício de postura.

Fisioterapeuta

Dra. Caroline Mann Pereira

CREFITO 261391-F

Sou graduada em Fisioterapia pela UNICEMP desde 2004, pós graduada em Fisioterapia Cardio Respiratória pela CBES, nomeada especialista em Fisioterapia Traumato Ortopédica pela Associação Brasileira de Traumato Ortopedia – ABRAFITO e Conselho Nacional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO em 2015 e formada em Pilates contemporâneo pelo grupo VOLL em 2021.

Concursada na Prefeitura Municipal de Pinhais desde 2004 atuo no atendimento à usuários do SUS reabilitando pacientes nas diversas áreas de abrangência da minha profissão, como ortopedia, traumatologia, neurologia, gerontologia e respiratória. Trabalho também com atendimento domiciliar e estou iniciando as atividades na Clínica Longevitá.

Atualmente com a grande demanda de Fisioterapia para pacientes pós covid pelo SUS e particular, tenho posto em prática o aprendizado adquirido nos 10 anos de atuação como Fisioterapeuta terceirizado em um hospital particular de Curitiba.

Na Clínica Longevitá a preocupação com a qualidade e humanização do atendimento é primordial, sendo de grande responsabilidade e gratificante a minha participação nesta equipe. Tenho a Fisioterapia como uma profissão de respeito ao próximo, fazendo de cada momento não só um tratamento, mas uma doação.

Será um prazer para mim e para todos da família Longevità poder atende-lo.

Acupuntura

Acupuntura, segundo a Organização Mundial da Saúde, é um método de tratamento complementar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Seu uso é indicado para cerca de 300 doenças, baseada na experiência de sua adoção como técnica de tratamento para a saúde ao longo dos 5.000 anos da cultura chinesa. A técnica da acupuntura se baseia na existência de acupontos, distribuídos ao longo de doze linhas imaginárias, chamadas meridianos (coração, fígado, baço-pâncreas, pulmão, estômago, rim, circulação-sexo, intestino delgado, vesícula biliar, intestino grosso, bexiga e triplo aquecedor), que percorrem o corpo no sentido vertical, formando pares simétricos nas faces dorsal e ventral da superfície corporal, os quais, devidamente estimulados, são capazes de promover uma série de benefícios à saúde do indivíduo.

É um método de estimulação neurológica, com efeitos sobre neurotransmissores, neuromoduladores e reação do sistema imunológico (pró e antiinflamatória). 
A acupuntura chama a atenção devido ao  domínio da dor. O domínio da dor pode estar relacionado à liberação de endorfinas causadas pelos estímulos das agulhas sobre os nervos específicos. Além do alívio da dor que proporciona, aceito já pela maioria dos profissionais de medicina, a OMS lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada (lombalgia, insônia, enxaquecas, problemas gastro – intestinais alergias e etc.).

Visa prevenir e a tratar as doenças através do equilíbrio das energias circulantes no corpo, preconiza que um organismo equilibrado não adoece!

Fisioterapeuta e Rpgista

GABRIELLY BORATTO BERBECKA FISIOTERAPEUTA

CREFITO 239240-F

Sou graduada em Fisioterapia pela Universidade Dom Bosco. Após a formação, fiz cursos de Pilates Solo e Acessórios, pelo Ibrate, Drenagem Linfática Manual, com a Fisioterapeuta Liane Veronese, Bandagem Neuromuscular – Fisiotaping, pelo Ibrate, e Reeducação Postural Global (RPG) – Método CAVV, pela Inspirar.

Na formação, tive estágios em diversas áreas, dentre elas: traumato-ortopedia (Clínica Dom Bosco), hospitalar (Hospital de Clínicas de Curitiba e Erasto Gaertner), neurologia infantil (APR – Associação Paranaense de Reabilitação), neurologia adulto (Clínica Dom Bosco e ADFP – Associação de Deficientes Físicos do Paraná), geriatria e home care, com equipe multiprofissional (Zilda Arns – Hospital do Idoso), entre outros.

Durante esses anos, realizei atividades voluntárias, como: “Conscientização contra maus tratos e violência aos idosos”, “Atendimento de urgência aos atletas dos Jogos da Juventude do Paraná”, em São José dos Pinhais, “Caminhada da Hemofilia”, “SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”, na URBS, “Avaliação fisioterapêutica dos alunos e bailarinos do Grupo DANCEP (Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná)”, “Grupo de exercícios para idosos na Capela Bom Pastor”, além de palestras sobre diferentes temas em empresas e sedes de planos de saúde.

Estou na família Longevità desde março de 2017, e nesse tempo atuei na Fisioterapia Geral, Pilates e Drenagem Linfática Manual, além de realizar atendimentos domiciliares.

Atualmente, atuo na clínica na Fisioterapia Geral e RPG, e realizo atendimentos domiciliares.

Ser Fisioterapeuta é um dom, é ter amor ao próximo e empatia. É dar o seu melhor para ver a outra pessoa bem. É uma profissão extremamente gratificante.

Fisioterapeuta

DRA. MARCELA ALVES LÚCIO

CREFITO 165363-F

Sou fisioterapeuta graduada pela Universidade Paulista de Manaus. Após o término da faculdade, optei por fazer pós-graduação em Ortopedia e Reumatologia Com Ênfase em Terapias Manuais e pós em Dermato Funcional.

Tive a oportunidade de atuar na área clínica em consultórios na área de ortopedia, hidroterapia, e em atendimento especializado em home care, com equipe multidisciplinar, sendo os pacientes em sua maioria idosos, ou acamados, no qual pude ter oportunidade de abranger diferentes áreas da fisioterapia pela diversificação de casos, visto que em sua maioria o objetivo era de evitar problemas circulatórios, respiratórios, ortopédicos e preventivos.

Em geral, em todos puderam contribuir para meu conhecimento, além da experiência. Como a área da saúde sempre se atualiza, procurei cursos que pudessem agregar valor e qualidade no tratamento de meus pacientes, como o Isostreaching, Ventosaterapia, entre outros. Também trabalhei um período com dermato, mas devido a outras atividades não pude dar um enfoque principal. Vejo a suma importância do fisioterapeuta tanto na orientação quanto nos cuidados com o paciente. Durante alguns anos como fisioterapeuta, pude notar que alguns pacientes não veem mais esperança na fisioterapia, talvez por uma experiência pessoal. Quando o paciente busca a terapia ele quer se sentir acolhido, ver que temos interesse em fazer o possível para a sua recuperação e resultados.

Aqui na Clínica Longevità viso orientar os pacientes, dar atenção e tratamento individualizado para cada caso, visando o paciente como um todo, não só das primeiras queixas que ele chega para mim. Para nós fisioterapeutas, ver um paciente reabilitado, com o resultado adquirido e contente com seu progresso, é gratificante.

Fisioterapeuta especialista em Liberação Miofascial

DR. ANDRÉ LUCAS ZIEMMER

CREFITO 259640-F

Sou Fisioterapeuta egresso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Especialista em Medicina do Exercício Físico na Promoção da Saúde na Universidade Federal do Paraná UFPR, Formação Tradicional em Pilates do básico ao avançado na Escola Meta Pilates, Podoposturologia Clínica da PodoTech e Liberação Miofascial Manual e Instrumental do Centro de Tratamento da Dor. Na Longevità, prestar atenção à saúde, prevenindo, tratando e curando distúrbios do movimento humano, nas mais distintas etapas da vida e nos diferentes níveis de reabilitação, fazem da nossa jornada de trabalho uma caixa de surpresas, onde cada indivíduo na sua particularidade apresenta ansiado por ajuda, tornando assim imprescindível a necessidade de atualização e prática baseada em evidências, estar em equipe de trabalho multidisciplinar e comprometido com o bem-estar do paciente faz da nossa prática clínica momentos de constante troca e aprendizados.

Na Clínica Longevità, você encontra profissionais prontos para melhor atende-lo. Será uma honra te atender e te ajudar.

Psicóloga

DRA. Sirlei G. Bueno

CRP 07080-6

Sirlei G. Bueno, psicóloga com pós-graduação em clínica, terapeuta ayurveda, aromaterapeuta e terapeuta Florais de Bach. Atende criança, adolescente, adultos e familiar/sistêmica. Tem mais de 23 anos de experiência em clínica e supervisão. Foi facilitadora de grupos terapêuticos de 2004 a 2009 (CRAS-Prefeitura de Curitiba). Prestou atendimento e consultoria de 2013 à 2018 na UPC (união da polícia civil do Paraná).

Desde criança, me sentia fascinada pela complexidade da mente humana. Desejava esperançosamente, compreender cada vez mais o comportamento e os sentimentos expressos pelas pessoas, assim como compreender a mim mesma. Ainda na adolescência, defini que cursaria psicologia na faculdade. E desde então, minha caminhada é na busca contínua do autoconhecimento e auto-observação, pois acredito que só assim, nos libertamos e nos promovemos saúde.


“Cada paciente que chega até mim, me honra com sua coragem de retirar as ‘máscaras’ e encarar o caminho do autoconhecimento e autocuidado. Sou imensamente grata por isso e por me permitirem viver a incrível experiência dialética de ser apenas uma alma humana diante de outra alma humana, num encontro de autocura. Gratidão. ” Sirlei Bueno

Médico Oncologista e Acupunturista

DR. ARNO YUKIO BORGES

CRM 11459

Sou médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná em 1988. Após, completei 02 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Evangélico de Curitiba, e 03 anos em Cirurgia Oncológica no Hospital A.C. Camargo – São Paulo. No período em São Paulo, fui Chefe dos Residentes no Hosp. do Câncer, Intensivista na UTI do Hosp. Jabaquara, e Emergencista nos PS dos Hospitais AMICO, e Vila Nova Cachoeirinha.

Retornei à Curitiba em 1999, desde então atuando nas áreas de Oncologia Clínica e Cirúrgica, e como emergencista nas Ambulâncias do SAMU a partir de 2008.

Interessado na Medicina Tradicional Chinesa como uma forma de complementar os tratamentos da Medicina Ocidental, com uma visão diferente em termos de equilíbrio e harmonização do nossos corpos físico e mental, e da própria origem das doenças, em 2015 completei 02 anos de Pós-graduação em Acupuntura na AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura) – Federada Paraná, conquistando o Título de Especialista pela AMB / CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura) em Novembro de 2015. Tenho cursos de Eletroacupuntura, Auriculoterapia, Craniopuntura SYAOL com Dr. Ysao Yamamura, e Alinhamento Energético (Energização dos chakras).

A Acupuntura, com mecanismos comprovados cientificamente, se mostra uma abordagem extremamente valiosa e eficaz no tratamento de inúmeras desordens, praticamente sem efeitos colaterais. Dentre elas podemos citar :

Dores agudas e crônicas;

Distúrbios ortopédicos / reumatológicos;

Distúrbios respiratórios / digestivos;

Distúrbios menstruais;

Cefaléia / enxaqueca;

Lombalgia;

Fibromialgia;

Ansiedade / insônia / depressão;

Tabagismo / obesidade.

Psicólogo

JULIO LAURNAGARAY

CRP 08/19638

Psicólogo pela Universidade Positivo, especialista psicologia clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná, e atualmente cursando a formação de analistas junguianos pelo Instituto Junguiano do Paraná. Psicólogo desde 2013, ministro cursos e grupos de estudo sobre teoria junguiana e prática clínica, supervisiono psicólogos clínicos.

Acredito em que a psicologia deve ser vista acima de tudo, pela relação entre o psicólogo e o paciente. A primeira vista, a psicoterapia é um método que permite um efeito curativo. Porém, todo ser humano é único e costumamos dizer que para cada pessoa que nos procura, temos que descobrir uma forma específica de atender. “Pode-se pensar o que quiser sobre os fatos do mundo, e haverá no final tantas teorias quantas forem as cabeças pensantes.” (Jung, A vida simbólica, 1935).

A relação específica entre psicólogo e paciente corresponde à estrutura única e individual de quem procura o tratamento, e da relação terapêutica que se forma. Nela estão presentes nossos sentimentos, nossas sensações, as expectativas dos pacientes, a meta implícita de curar por parte dos psicólogos. Nas palavras de Jung:

“Em psicoterapia, considero até aconselhável que o médico não tenha objetivos demasiado precisos, pois dificilmente ele vai saber mais do que a própria natureza ou a vontade de viver do paciente. […] O sapato que serve num pé, aperta no outro, e não existe uma receita de vida válida para todo mundo. Cada qual tem sua forma de vida dentro de si, sua forma irracional, que não pode ser suplantada por outra qualquer.” (Jung, A prática da psicoterapia, 1957)

A vontade de crescer, de se conhecer, de compreender sofrimentos e sintomas, é uma força inerente à psique humana. Tal força fundamenta o trabalho de psicoterapia, que em linhas gerais procura a expressão dessa força, encontrando uma forma específica a cada relação terapêutica que se estabelece.

A concordância entre a natureza orgânica que deve acontecer nas relações psicoterapêuticas e o conceito de “Slow Medicine” sustentado pela clínica Longevitá, possibilitou uma relação harmônica que tenho prazer em representar enquanto psicólogo da clínica.

Ortopedista

DR. ECKARD A. SCHELL

CRM 32652

Sou ortopedista graduado em medicina pela PUC-PR em 2013, com 3 anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Pequeno Príncipe e Hospital do Trabalhador, Curitiba Pr. Pós-graduado em Medicina do Esporte e Exercício pelo Instituto HZM de Pesquisa e Ensino.

Realizo atendimento de pacientes pediátricos (a partir de 1 ano de idade) até o público idoso, incluído praticantes de atividades físicas e atletas amadores e recreativos. Busco sempre a visão integral do paciente, para assim realizar o diagnóstico preciso e propor a forma mais efetiva de tratamento, cuja análise engloba a promoção de hábitos de vida saudáveis e o atendimento multidisciplinar, com foco no tratamento conservador – não cirúrgico e reabilitativo.

Fisioterapeuta

Dra. Ana Cristina Ferreira

CREFITO 8/8791-F

Fisioterapeuta pela PUC-1989, trabalhei na área de fisioterapia neurológica até 1999. Minha paixão pelo movimento e minha atenção à saúde e bem-estar do paciente me levaram a buscar outros conhecimentos. Fiz formação em Isostretching, Shiatsu Isometria Muscular Postural, Drenagem Linfática Corporal, Reflexologia Podal e todas as suas aplicações terapêuticas, Formação Practioner em Programação Neurolinguística.

Fisioterapia Pélvica

A Fisioterapia Pélvica faz o tratamento e a prevenção de disfunções do assoalho pélvico como por exemplo: incontinência urinária e fecal, dores na relação sexual, reabilitação no pós parto, dentre outras.

Após a avaliação fisioterapêutica são escolhidos os recursos que serão utilizados para o tratamento.

Dispareunia

Dispareunia é a dor sentida ao se tentar a relação sexual ou outra atividade que envolva penetração vaginal ou a dor sentida durante essas atividades. A dor pode ser superficial ou profunda.

Pode resultar de secura vaginal ou distúrbios dos órgãos genitais. O diagnóstico se baseia nos sintomas e em um exame pélvico. Afastadas as causas orgânicas a Fisioterapia Pélvica pode ajudar muito no tratamento dessas dores.

Vaginismo

O vaginismo que se caracteriza por dor e contrações involuntárias ao redor da vagina tem um impacto negativo na qualidade de vida das mulheres, pois impede a realização de exames ginecológicos e a possibilidade de penetração durante a relação sexual.

O gatilho emocional que desencadeia essa contratura muscular nem sempre é claro, mas a Fisioterapia Pélvica se mostra como um tratamento de solução, pois através de recursos e técnicas específicas possibilitamos o relaxamento dessa musculatura. É muito importante a cura das questões emocionais, mas não podemos deixar de tratar as questões físicas.

O vaginismo pode ser primário ou secundário. O primário acontece quando a mulher nunca conseguiu ter uma relação sexual com penetração, já no secundário a mulher conseguia ter sexo normal até que, por algum motivo passou a ter dor e iniciou um ciclo de medo tensão e dor impedindo a penetração.

A cura do vaginismo vai muito além da possibilidade de uma penetração e mostra, dentre tantos, os seguintes benefícios:

  • Resgate do feminino e auto-estima;
  • Possibilidade de viver relacionamentos sem sofrimento pelo medo de sentir dor;
  • Receber cuidados ginecológicos;
  • Patologias Reumáticas;
  • Possibilidade de gravidez;
  • Problemas Traumáticos;
  • Liberdade para fazer escolhas baseadas no amor e não no medo ou dor.

Incontinência Fecal

A incontinência fecal é a incapacidade de reter flatos ou fezes até hora e local apropriados. Perda da capacidade voluntária de reter o conteúdo intestinal.

As causas podem ser: lesões diretas nas estruturas musculares, problemas congênitos, doenças sistêmicas, metabólicas ou neurológicas. A incontinência fecal é mais freqüente nas mulheres tornado-se prevalente com o aumento da idade. Pode comprometer profundamente a qualidade de vida gerando isolamento social.

Incontinência Urinária

A incontinência urinária é definida como sendo qualquer perda involuntária de urina. O mais comum é a perda por esforço que ocorre no momento da tosse, espirro, carregar um peso ou mesmo na risada. Existem também outros tipos de perda como, por exemplo, a de urgência que é aquela em que a bexiga é hiperativa, ou seja, trabalha demais e faz surgir a toda hora vontade de urinar.

A incontinência urinária não é condição de risco para a saúde, porém afeta a realização plena de atividades diárias por constrangimento higiênico e social. Tem influência direta na qualidade de vida de mulheres cada vez mais jovens, pois é um sintoma que não está limitado às mulheres idosas.

Vulvodínia

A vulvodínia é uma dor crônica na vulva de causa desconhecida. Essa dor ou ardor ou sensação de queimação pode ser espontânea (a mulher sente constantemente esse incômodo), provocada (a dor é sentida durante a relação sexual, exame ginecológico, uso de roupas apertadas dentre outros fatores desencadeantes) ou mista.

Pode ser também localizada (pontos específicos que doem mais) ou generalizada. Não existe uma causa definida, mas alguns fatores pioram a dor/ ardor e queimação.

Pede-se para evitar:

  • Uso de roupas apertadas na região da vulva;
  • Sabonetes com propilenoglicol;
  • Alimentos ricos em oxalato de cálcio, temperos industrializados e corantes
  • Pressão na região da vulva como ficar muito tempo sentado ou andar de bicicleta;

O tratamento é multidisciplinar com:

  • Ginecologista especialista em patologia vulvar para diagnóstico clínico e medicação;
  • Fisioterapeuta Pélvico para recursos físicos e orientações gerais como, por exemplo, o uso de óleo vegetal durante a relação sexual e o uso de roupas íntimas de algodão, brancas, sem corantes.
  • Nutricionista para orientação de dieta pobre em oxalato de cálcio e livre de temperos industrializados/corantes
  • Psicólogo para controle da ansiedade.

A Longevità utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

Psicologia

Psicologia Clínica promove também eventos internos para o seu corpo clínico, caracterizados como treinamentos internos na área organizacional e de saúde mental.

Cirurgião Crânio Maxilo-facial

A Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial é uma área de atuação médica, dentro da Cirurgia Plástica, que ainda é pouco conhecida do público em geral. Esta área aborda tanto o remodelamento ósseo estético da face e do sorriso, com a cirurgia ortognática, como também o tratamento de fraturas; das mal formações que aparecem ao nascimento; das alterações da ATM, e de tumores ósseos.

Clinico Geral

Hoje em dia existe a crença de que não é preciso mais ir ao médico clinico antes de procurar um especialista, o que pode acabar levando o paciente a uma espécie de “auto diagnóstico” em relação ao que está sentindo.

Isso é prejudicial à medida que as conclusões podem ser equivocadas, levando o paciente a perder tempo consultando o especialista errado.

Além disso, dependendo do estágio da doença apresentada, o médico clinico está apto a diagnosticar e prescrever tratamentos.

Se for um médico que é sempre consultado pelopaciente, ele já conhece seu histórico, levando em conta inclusive fatores psicológicos e sociais que possam influenciar o quadro daquele paciente.

Um médico que já conhece seu histórico tem a capacidade, inclusive, de dar mais peso aos sintomas relatados. Criar um relacionamento com seu médico permite um diagnóstico em profundidade, com todas os outros fatores que ele já irá saber ao longo dos anos.

Assim, se houver a necessidade de indicação a um especialista, as chances do tratamento ser mais eficaz e preciso serão muito maiores.

O médico generalista não apenas tratará doenças já existentes, mas também prevenirá problemas futuros.

Nutrição

Estudos recentes (World Health Organization – WHO) demonstram que o crescente número de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis. A alimentação inteligente e equilibrada, fundamentada em bons hábitos, boas escolhas e principalmente personalizada poderá prevenir muitas doenças e desenvolver hábitos saudáveis de uma maneira que o paciente poderá levar para toda a vida.

É fundamental que a consulta com a nutricionista seja presencial, individualizada, onde o acompanhamento   nutricional será de acordo com os objetivos, necessidades, expectativas,

rotina, histórico do paciente, hábitos e comportamentos alimentares. O planejamento alimentar é personalizado incluindo a avaliação nutricional, onde serão aferidas medidas de circunferências e avaliação de gordura corporal (através de antropometria ou bioimpedância).

Destaca-se que o nutricionista é o profissional que tem conhecimentos e habilidades sobre a composição nutricional dos alimentos, avaliação do estado nutricional do paciente, desenvolve e organiza planos de alimentação e dietas tanto para melhorar a saúde como em casos de pacientes em tratamentos por alguma doença.

Massoterapeuta

Massoterapia é a terapia ou tratamento de saúde que utiliza técnicas de massagem manual ocidentais e orientais. Tem como objetivo a redução e o controle de dores corporais através da aplicação de massagens localizadas para diminuir dores, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguínea e eliminar toxinas da pele através das substâncias expelidas pelo corpo através do relaxamento. Alivia tensões (tanto mentais quanto físicas) enfim promove saúde e o relaxamento proporcionando o bem-estar do corpo do indivíduo.

Cirurgia Plástica

O Cirurgião Plástico é o profissional responsável por realizar cirurgias como implante de mama, lifting de face, lipoaspiração, abdominoplastia, etc.

Um Cirurgião Plástico é responsável também pelo tratamento das deformidades do crânio e da face, sejam elas congênitas, como fissuras labiopalatais, fissuras faciais raras e crânio facio estenose (Síndromes de Apert, Pfeifer, Carpenter, Saethre-Chotzen, Doença de Crouzon), ou adquiridas, como sequelas de trauma e tumores.

Está sob as responsabilidades de um Cirurgião Plástico realizar cirurgia de abdominoplastia, cirurgia craniomaxilofacial, cirurgia estética e reparadora, cirurgia dos grandes queimados onde atua no tratamento clínico e cirúrgico da vítima de queimadura durante a internação no centro de tratamento intensivo, bem como após a alta hospitalar, na correção das deformidades oriundas da queimadura, cirurgia de mão com a correção de deformidades congênitas e adquiridas da mão, assim como doenças como Dupuytren e Síndrome do Túnel do Carpo, e a microcirurgia onde realiza reimplantes de membros amputados e na correção de lesões de nervos.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Cirurgião Plástico além da graduação é essencial possuir uma formação vasta e um profundo conhecimento da fisiologia e da anatomia de todo o corpo humano.

A Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método da fisioterapia nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

  • Problemas morfológicos;
  • Problemas posturais;
  • Lesões Articulares;
  • Patologias Reumáticas;
  • Sequelas Neurológicas Espasticas;
  • Problemas Traumáticos;
  • Doenças Respiratórias.

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

  • Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
  • Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/consequência);
  • Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas;

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Pilates

O método Pilates foi desenvolvido na década de 1920, baseado no conceito chamado de contrologia, e este conceito nada mais é do que o controle consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo através de músculos, tendões, ligamentos e toda nossa estrutura.

Joseph Pilates iniciou o desenvolvimento deste condicionamento corporal durante a primeira guerra mundial, e durante alguns anos aplicou melhorias e aperfeiçoamentos na técnica até o ano de 1967 onde existem registros de sua morte.

Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para quem deseja aperfeiçoar a musculatura corporal, evitar doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pela correria do dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade, estimular a coordenação motora, prevenir fraturas ocasionadas pela osteoporose, melhorar concentração e amenizar dores. Enfim, uma infinidade de benefícios que, certamente, auxiliarão seu corpo e sua mente.
Os princípios do método são:
Concentração: dessa maneira, o corpo trabalha inteiro, todas as partes são importantes.
Controle: pois muitas vezes, um maior nível de controle está associado a erros menores e menos frequentes, a um alinhamento exato, a uma maior coordenação, a um maior equilíbrio e a uma maior capacidade de reproduzir o exercício com sucesso.
Precisão: é um princípio fundamental para a qualidade do movimento, sobretudo, ao realinhamento postural.
Centro: centro também se relaciona com o core (núcleo) e com os músculos do core. Pilates o chamara de Power house, o ponto focal para o controle corporal.
Respiração: pilates enfatizava a respiração como fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.
Fluidez: a fluidez pode ser descrita como uma continuidade suave e ininterrupta de movimento. O fluxo exige uma profunda compreensão do movimento e incorpora a ativação muscular e o controle do tempo.

Cirurgia Plástica

O Cirurgião Plástico é o profissional responsável por realizar cirurgias como implante de mama, lifting de face, lipoaspiração, abdominoplastia, etc.

Um Cirurgião Plástico é responsável também pelo tratamento das deformidades do crânio e da face, sejam elas congênitas, como fissuras labiopalatais, fissuras faciais raras e crânio facio estenose (Síndromes de Apert, Pfeifer, Carpenter, Saethre-Chotzen, Doença de Crouzon), ou adquiridas, como sequelas de trauma e tumores.

Está sob as responsabilidades de um Cirurgião Plástico realizar cirurgia de abdominoplastia, cirurgia craniomaxilofacial, cirurgia estética e reparadora, cirurgia dos grandes queimados onde atua no tratamento clínico e cirúrgico da vítima de queimadura durante a internação no centro de tratamento intensivo, bem como após a alta hospitalar, na correção das deformidades oriundas da queimadura, cirurgia de mão com a correção de deformidades congênitas e adquiridas da mão, assim como doenças como Dupuytren e Síndrome do Túnel do Carpo, e a microcirurgia onde realiza reimplantes de membros amputados e na correção de lesões de nervos.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Cirurgião Plástico além da graduação é essencial possuir uma formação vasta e um profundo conhecimento da fisiologia e da anatomia de todo o corpo humano.

Fisioterapeuta

DRA. RITA DE CÁSSIA DE OLIVEIRA MUNHOZ MIRANDA

CREFITO 13495-F

Escolhi a fisioterapia como profissão quando assisti o filme “Uma janela para o céu”. A reabilitação, o recapacitar alguém sempre me encantou.

No último ano da faculdade ouvi do Dr. Beraldo, meu preceptor, a frase que me inspiraria nos outros dias da minha carreira “Onde se tem muito a fazer; onde parece ter pouco a ser feito, é onde o fisioterapeuta faz toda a diferença no tratamento”.

  • Sou graduada pela PUC-PR em 1992;
  • pós Graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UTP-PR;
  • Cardiologia Básica e Avançada pela PUC-PR;
  • Cursei Pilates em Cardiologia no INCOR;
  • RPGISTA pelo Instituto Philippe Souchard;
  • MBA em Ergonomia.

Reabilitar alguém que sofreu um evento cardíaco é fascinante, procurei todos as áreas de conhecimento que me dessem subsídios para tratar dos meus pacientes.

Fui fazer extensão em Fisioterapia Geriátrica e Gerontologia, percebi o quanto as emoções influenciavam nas dores, então fiz a pós graduação em Acupuntura. Precisava de uma técnica para melhorar a postura dos pacientes então cursei Reeducação Postural Global pelo Instituto Souchard, mesmo assim precisava entender a influência do trabalho na postura e nas dores dos pacientes, cursei MBA em Ergonomia na Inspirar.

Sou fisioterapeuta há 28 anos , trabalho na minha profissão desde o 4º dia de graduada, já atuei em home care, clínicas, hospitais, APAE, ambulatório da prefeitura, Núcleo de Apoio da saúde da Família, na minha clínica, como palestrante e como professora. Atualmente trabalho e gerencio a Longevità Centro Clinico e Fisioterápico. Somos uma equipe de médicos,fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, massoterapeutas e administrativos, comprometidos com a profissão e com o bem estar dos nossos clientes. A cada minuto da minha profissão, a cada paciente, um novo universo de possibilidades da maravilhosa arte de reabilitar. Esta não é só uma profissão, é uma paixão!