A toxina botulínica do tipo A é popularmente conhecida como Botox, porém este é o nome fantasia que a empresa Allergan criou para a sua toxina, existem várias outras como o Dysport da Galderma, o Xeomin da BioLab etc.
Sua aplicação é um procedimento não invasivo, que pode ser realizado em uma visita ao consultório do cirurgião plástico, em alguns minutos, não restringindo suas atividades do dia-adia.
1) A toxina botulínica tem efeito imediato? Quanto tempo dura?
Não. O efeito do fármaco começa a ser sentido pelo paciente 48 horas após a aplicação e atinge seu efeito pleno com 14 dias. A duração varia de acordo com o indivíduo, mas a industria farmacêutica define como um período em torno de 120 – 180 dias.
2) A toxina botulínica é utilizada apenas para corrigir rugas?
Não. Originalmente, e ainda hoje, ela é utilizada para tratar também espasmos musculares, podendo ser aplicada em crianças e adultos com este objetivo. Outro uso muito eficaz da toxina é para o tratamento de hiperidrose, que é o suor excessivo, que pode ocorrer nas axilas, palmas
das mãos e plantas dos pés.
3) A toxina botulínica pode levar a vício ou dependência?
Não existe dependência química ou física relacionada ao uso deste medicamento.
4) A toxina botulínica pode aumentar o volume dos lábios e bochechas?
Não. Ela não tem efeito de preenchedor, apenas de bloquear a contração muscular, evitando o aparecimento das rugas de expressão. Por isso ela é incapaz de aumentar o volume das áreas onde é aplicada.
5) A toxina botulínica pode paralisar o rosto deixando a pessoa sem expressão?
Sim. Porém, quando feita por médico habilitado, dermatologista ou cirurgião plástico, a toxina trata as rugas, minimizando apenas os movimentos que as causam. Assim algumas expressões faciais, como de raiva por exemplo, ficam diminuídas.
6) Existem cremes com resultados similares a toxina botulínica?
Nenhum creme vendido hoje no Brasil é capaz de tratar as rugas de expressão com o mesmo resultado.
7) A toxina botulínica pode deixar o paciente com o rosto esticado?
Não. Ela apenas bloqueia o movimento de alguns músculos da mímica facial, não sendo capaz de esticar. Serve apenas para impedir as rugas que surgem com os movimentos, como ao franzir a testa, fechar os olhos com força, contrair as sobrancelhas etc.
8) A toxina botulínica é capaz de tratar o “bigode chinês”?
Não. Rugas fixas, ou seja, já marcadas no rosto em repouso, como o “bigode chinês”, “pés de galinha” profundos ao redor dos olhos e o “código de barras” no lábio não são resolvidos com a toxina botulínica. Estas rugas podem ser amenizadas se a musculatura que as causa for tratada, mas não somem apenas com este tipo de tratamento. O tratamento para o “bigode chinês” depende de uma avaliação minuciosa, podendo ser com uso de preenchedores ou outros procedimentos como o lifting facial.
9) A toxina botulínica pode substituir uma cirurgia plástica?
Não. Porém seu uso pode retardar a necessidade de procedimentos mais invasivos como o resurfacing e o lifting facial, já que minimizando a formação de rugas de expressão o paciente fica com uma aparência mais jovem.
10) Tem idade mínima para aplicar a toxina botulínica?
Não. Todavia para fins estéticos a indicação está restrita a pacientes que formam rugas de expressão, geralmente após 20 – 30 anos de idade. Quanto mais cedo o paciente iniciar o tratamento, mais tarde haverá necessidade de uma cirurgia para fins de rejuvenescimento facial.
Dr. Ricardo da Fonseca
Cirurgião Plástico
Cirurgião Crânio-Maxilo-Facial
Dra. Laura Araújo Serpa
Dermatologista