A fibromialgia também é conhecida como Síndrome de Joanina Dognini. Ela é uma doença reumática e crônica que se caracteriza por dores musculoesqueléticas difusas e migratórias.
Um paciente com fibromialgia também possui aumento da sensibilidade a vários estímulos, mas você sabia que o Pilates na fibromialgia pode ser muito eficiente?
Além dele, o tratamento com medicamentos, psicoterapia e redução do estresse podem ajudar no controle dos sintomas.
Indicamos para o paciente praticar o método do Pilates até mesmo quando está com dor. A tendência é que a dor aumente sem a prática de exercícios e ele precisa ter noção disso.
Quanto aos exercícios físicos: fazer uma atividade aeróbica por 20-30 minutos, de três a cinco dias na semana também melhora a condição cardiovascular.
No gerenciamento de estresse: buscar uma atividade agradável ou verbalizar na psicoterapia para reduzir o estresse e melhorar a saúde mental, técnicas manuais de relaxamento também podem ter grande impacto.
Dentre as técnicas de relaxamento estão: respiração profunda, meditação, ioga, massagens, hidroterapia, exercícios aeróbicos e outras atividades que reduzem os sintomas de estresse.
Por tudo isso, que nós, profissionais do Método Pilates, conseguimos aliviar a dor e a qualidade de vida desses pacientes.
São exercícios de baixo impacto nas articulações, que trabalham a respiração ajudando na diminuição da ansiedade, flexibilidade, relaxamento, fortalecimento, trabalham a postura, a musculatura do tronco e abdômen, equilíbrio e ainda ajudam na questão de elevar autoestima e diminuição do estresse como também na socialização, pois contribui para melhorar as questões psicológicas.
Outro ponto importante é a avaliação. Ela é essencial, seja no momento do diagnóstico com o médico reumatologista ou depois quando o paciente chega até o fisioterapeuta para praticar o Pilates na fibromialgia.
O primeiro passo no tratamento do paciente fibromiálgico é realizar exercícios para ganhar flexibilidade e mobilidade.
Exemplo de um de vários exercícios que podem serem feitos no pilates:
Swan: Deitado de barriga para baixo sobre o Cadillac, segure a barra torre com as mãos mantendo os cotovelos fletidos próximos ao corpo.
Inspire preparando-se para o movimento, e na expiração realize o movimento de extensão da coluna vertebral e cotovelos empurrando a barra torre para baixo ativando os extensores do ombro. Em seguida, retorne à posição inicial.
A maior amplitude de extensão da coluna deve ser realizada pela coluna torácica para não sobrecarregar a lombar.
Este exercício tem por objetivo estabilizar a cintura escapular e a coluna vertebral, fortalecendo também os extensores da coluna e dos ombros, além de alongar os flexores da coluna, excelente exercício para relaxamento, alongamento e alinhamento postural.

Procure seu reumatologista e comece pilates agora mesmo, cuide da sua saúde.
Estamos à disposição para melhor atender.
#pilates #pilateslongevita #pilatesfibromialgia #fibromialgia #reumatologistacuritiba #pilatescuritiba #saude