Fale com a
secretária

Artigos

Você já sentiu dor no joelho para subir escadas?

A dor no joelho para subir escadas e um dos sintomas da Condropatia Patelar(C.P). A (C.P) é a lesão da cartilagem da patela (osso do joelho). Muito frequente em atletas e principalmente no sexo feminino, também pode ocorrer em qualquer pessoa que tenha uma alteração na anatomia entre a patela e a troclea femoral ou desequilíbrio do quadríceps (músculos anteriores da coxa) e ísquio tibiais (músculos posteriores da coxa). 


AS CAUSAS PODEM SER

Congênita, desequilíbrio muscular, trauma sobre a patela, sobrecarga articular causada por esportes ou trabalho que exijam muito esforço do joelho. 


OS SINTOMAS SÃO

Dor no joelho ao subir escadas, correr ou levantar da cadeira; golpe direto na patela. 


TRATAMENTO

Segundo pesquisas da Escola Paulista de Medicina, realizadas em outubro de 2019, nos primeiros estágios da doença, quando existe apenas amolecimento da cartilagem, o uso do ácido hialuronico, prescrito e aplicado pelo médico, combinado com a Fisioterapia, com fortalecimento dos músculos. Quadríceps, principalmente medial, dos rotadores externos de quadril, exercícios isométricos, concêntricos e excêntrico destes mesmos grupos musculares. Nos graus mais elevados, quando já há erosão óssea e imobilidade do joelho, se faz necessário a intervenção cirúrgica. O tratamento fisioterápico pré e pós-operatório acelera a recuperação.

 


Rita de Cássia Munhoz e Gabrielly Borato Berbecka - fisioterapeutas da Longevita CURITIBA


LONGEVITÀ - Centro Clínico, Fisioterápico e Multiprofissional

Desenvolvido por Légulas